quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boletim 045 - ano 2

veja nesta edição:


O NATAL E OS TESOUROS DO CORAÇÃO

EM SÉRIE: HISTÓRIA DA IGREJA



1.O NATAL E OS TESOUROS DO CORAÇÃO

Presentes: esta é a palavra de ordem do mês de dezembro. Muitos estão preocupados com o que vão dar de presente, e outros, com o que vão receber. O comércio espera, todo ano, superar o consumo do ano anterior e muitas pessoas esperam superar o valor do presente que deram ou receberam no último natal. Alguns passam o ano alimentando o que esta oportunidade de ganhar vai lhes proporcionar. Fazem do seu sonho de consumo o tesouro do seu coração...

Como o natal, supostamente, deveria ser a celebração do natalício de Jesus, ouçamos o que o aniversariante nos diz a este respeito: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.( Mateus 6:19-21)

Percebem a ironia? Ainda que o próprio Senhor tenha ganhado presentes caros pela ocasião de seu nascimento (incenso, ouro e mirra), eles eram representativos do seu ministério e daquilo que ele mesmo viria a ser, um rei não reconhecido pelo seu povo que morreria tragicamente, conforme a vontade do Pai celestial, para que, pelo seu sangue, muitos fossem salvos. O que os presentes que você vai dar ou receber neste natal representam a respeito da sua fé, devoção, salvação e ministério? Logo, o problema não são os presentes em si, mas o que eles significam e como os entesouramos. Aliás, presentes devem ser dados, como verdadeiras dádivas e de forma graciosa, como convém aos santos.

Uma das grandes expectativas do comércio é que as pessoas comprem o máximo que puderem nesta época de “espírito contagiante”, indo muito além daquilo que podem pagar. Já está comprovado que grande parte da população se endivida gravemente a ponto de não conseguir pagar o que deve durante o ano inteiro, tornando-se maus pagadores. O que é que faz alguém caminhar nesta direção? Ou melhor, o que faz um crente se enveredar por este caminho dando um testemunho condenável até pelos ímpios?
Ouça as palavras do aniversariante:

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:22-24

Primeiro, sofremos do perigo de nos deixar dominar pela cobiça dos olhos. O “ver” as coisas pode tornar-se terrível fonte de cobiça e destruição. Foi pelo ver o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que nossos primeiros pais foram tentados. O fato é que muitas vezes nos expomos deliberadamente ao pecado através do olhar, do contemplar e de alimentar no coração desejos que são meramente carnais, como diz Tiago, “cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (Tg 1.14).

Isto termina por nos levar a servir outro senhor, as riquezas, mesmo que não a possuamos. E como diz o Senhor, ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e às riquezas.

Logo, uma procura na alma que cada um de nós deve fazer neste tempo é, onde está o meu tesouro? Com certeza, a resposta lhe dirá onde está o seu coração. E se, por ventura, você encontrar o seu coração com tesouros fúteis, vazios, pode ser que a riqueza tenha se tornado o seu senhor. Lembre-se, mais uma vez, das palavras do aniversariante:

"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?... Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". (Mateus 6.25, 32, 33)

Que este seja para cada um de nós um natal do Reino, sem os excessos da preocupação com a comida, a bebida, as roupas e os presentes, mas com todos eles, na medida do Reino!

Postado por Mauro Meister
Blog: http://tempora-mores.blogspot.com


2.EM SÉRIE: HISTÓRIA DA IPB EM FLORES (PE) cont.

Acompanhe a terceira parte da história Presbiteriana no município de Flores-PE, recuperada, complementada e contada por seu atual obreiro, Missionário Carlos Oliveira.



2.3. O trabalho atual:

No ano de 2007, a Igreja Presbiteriana de Serra Talhada/PE, teve aprovado pela JMN (Junta de Missões Nacionais) um projeto de parceria com duração de 05 (cinco) anos para a plantação da Igreja Presbiteriana em Flores. O casal missionário Antônio Carlos e Cícera é designado para atuar como plantadores da Igreja.

Congregação Presbiteriana em Flores

Este trabalho começou em Janeiro de 2008, Os grandes desafios no início foram amenizados pelas oportunidades que Deus os concedeu. O envolvimento com a sociedade através de palestras ministradas em comunidades, trabalhos em parceria com as Escolas, assistência espiritual no Lar do Idoso, Cursos de artesanatos para as mães das crianças carentes que participam da Escola Bíblica Dominical, foram atividades determinantes no processo de implantação.

A sociedade de Flores, apesar de ser envolvida com muita religiosidade tem grande resistência à Palavra de Deus. O evangelismo através da amizade tem sido uma das estratégias que vem dando certo. Ainda na área da evangelização, o campo conta com um programa semanal de Rádio que se tornou um veículo forte na propagação da Palavra. A Congregação a cada dia tem sido fortalecida. Pessoas novas têm vindo com freqüência às reuniões, esses visitantes recebem uma atenção especial através de visitas e discipulado.

Em dezembro de 2009, foram recebidos por Pública profissão de Fé e Batismo os primeiros 09 (nove) irmãos. E em 2011 mais 07 (sete) novos irmãos foram recebidos. O Rol de membros conta com 15 (quinze) membros comungantes, 01 (um) não comungante e 12 (doze) congregados. A freqüência nos cultos Dominicais é em média 36 pessoas.

Existe também um grupo familiar atuando semanalmente nos lares, aonde muitos tem tido a oportunidade de se achegar a Cristo através desse meio. Na área Social, dentro das limitações, desenvolve um trabalho voluntário no lar do idoso e o Projeto “Despertando Talentos” onde são ministradas aulas de violão, artesanatos e pintura.

Paralelo a esse projeto, estão sendo treinados irmãos na área de pregação, louvor e liderança, visando formar liderança local.

Até o próximo número, com a parte final da história da IPB em Flores, se Deus assim nos permitir.

Miss. Antonio Carlos Nunes de Oliveira
Campo de Flores/PE, Telefones: (87) 3857-1380 ou 9998-7217
carlosoliveira.indo@hotmail.com ou carlosoliveira.indo@yahoo.com.br

3.INTERCESSÃO

Por todos os missionários que se encontram nos campos, a maioria distantes dos seus familiares ascendentes, principalmente nestes dias quando o aconchego familiar se faz bem mais significativo. Feliz Natal a todas estas preciosas famílias.



"Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servis aos santos" (Hb 6:10)


4. E Agora ... PENSE NISTO:


“De cem homens, um lerá a Bíblia; noventa e nove lerão o cristão.” (Dawith L. Moody











Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br


Contribuições, críticas e sugestões serão bem recebidas pela editoração através de
fernando_angelo@yahoo.com.br ou gessiva@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores