domingo, 30 de setembro de 2012

Boletim 24 - 2012

Veja nesta edição:


Cuidando do Missionário

Notícias de "Novos Campos"

 
 
 
1. Cuidando do Missionário

Investir em missões não é somente  garantir e enviar os recursos financeiros aos campos missionários, proporcionando a manutenção das frentes de trabalho, ou apenas sustentar o missionário nas suas necessidade físicas e/ou fisiológicas. 

Os recursos financeiros são sem dúvida, instrumento essencial para sustentação de qualquer obra missionária, e são responsáveis pela externalização do trabalho, com indicativos de que, se os recursos são suficientes, o trabalho tende a se desenvolver através da realização do seu planejamento estratégico, que dependem, na sua quase totalidade, destes recursos.

Mas não podemos esquecer, que o alvo de qualquer obra missionária é a Glória de Deus, que se materializa no resgate de vidas, que após a graciosa ação do Santo Espírito, através da pregação do evangelho, passam a manifestar seu louvor e gratidão a Deus. E apesar de o Senhor usar seus próprios instrumentos na restauração de vidas, aprouve a Ele, usar pessoas para atuarem como coadjuvantes neste projeto.
  
A questão do cuidado a quem cuida de pessoas, têm sido objeto de estudos recentes na teologia, na psicologia, na medicina e em outras profissões ou áreas de ajuda.  O ambiente eclesiástico tem dado respaldo à idéia de que pastores e missionários sejam considerados cuidadores por excelência. Isto porque, no contato com a sociedade em geral, os religiosos são muitas vezes procurados por pessoas e famílias em busca de consolo e aconselhamento. 

Visões distorcidas e idealizadas da figura do pastor ou missionário têm se propagado ao longo da história da igreja, no sentido de apresentar estas pessoas, como seres superiores e não sujeitos às mesmas dificuldades dos demais "mortais", como se eles não sentissem cansaços, irritações ou enfermidades dentre outras mazelas.

O "poder" pastoral a que estão expostos, as questões pessoais e familiares, somados às demandas da comunidade na qual estão inseridos, podem gerar estresse e não poucas vezes desencadear em doenças,  com destaque às que afetam seu senso psicológico, como a depressão.

Ao longo desses anos de atuação,   o Ministério de Missões da PIPR  têm dado muita importância a esse tema,  não só demonstrando zêlo e responsabilidade no envio dos recursos de manutenção, mas principalmente no apoio e acompanhamento das vidas de seus missionários e parceiros, com contato permanente através de telefonemas, correspondências e visitas, no cuidado com a saúde familiar e na formação teológica através de cursos, seminários e material de estudo/literário.  Neste sentido, e, considerando tratar-se de um assunto de relevante importância para o bom andamento da obra missionária, divulgamos abaixo, o Encontro Cuidado Integral do Missionário - CIM, que acontecerá no próximo mês entre os dias 19 a 21 de Outubro, em João Pessoa, PB.



 


2. Notícias de Lagoa do Ouro, PE






RELÁTORIO MISSIONÁRIO LAGOA DO OURO

Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele
( I Coríntios 9:23)

Queridos irmãos,

Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo.


Como é bom sempre dar notícias do campo aos meus irmãos. Há cinco meses de residência na cidade do agreste Lagoa do Ouro, temos desenvolvido alguns trabalhos com crianças e adultos.

Graças ao nosso bom Deus, que já fizemos a mudança da Igreja para um espaço mais adequado e melhor, para o funcionamento das atividades. A  casa  que  servirá  de residência também foi mudada  e  está  junto  com  a  igreja,  num casarão, onde dividimos o espaço para a congregação e a residência das missionárias.

Participamos com outras igrejas do aniversário de 50 anos da cidade de Lagoa do Ouro, em um culto de ação de graças. Tivemos a presença de vários representantes da cidade como o Prefeito, o Vice Prefeito e algumas secretárias. Foi um evento muito bom na cidade.

Em  abril, realizamos o culto da páscoa, onde tivemos a presença de vários adultos (os pais das crianças que freqüentam a escola bíblica dominical).

Em maio, desenvolvemos cultos nos lares com a pregação da Palavra de Deus. Realizamos um culto festivo em comemoração ao “Dia das Mães” com a participação das crianças congregadas. Ainda neste mês, promovemos o evento “Um Chá para a Família”, alusivo ao mês da  família, com a pregação da Palavra de Deus, na ocasião, o pregador foi o Pr. Ernando Vasconcelos  da  Igreja  Presbiteriana  do  Planalto  em  Garanhuns  –  PE,  após  o  culto evangelístico, tivemos uma confraternização com o chá para todos, com  a presença de  sete famílias não crentes.

Continuamos com as demais atividades: Visitas nas casas, aconselhamento e alfabetização de adultos (AEI).

Agradeço  a Deus  por  esta  amada  Igreja  e  por todos  o  seu  apoio,  principalmente,  as orações. Rogo a Deus, que o seu imensurável amor cubra cada um dos nossos irmãos através de  suas copiosas bênçãos.

Fraternalmente em Cristo Jesus,

Missionária Magali Fonseca de Holanda
Rua Capitão Amador Monteiro, nº. 188 – Centro
Lagoa do Ouro – PE – 55320-000


 


3. INTERCESSÃO


Três pessoas morreram e outras 46 foram feridas, em Bauchi, na Nigéria



Um ataque suicida à bomba, tendo como alvo uma igreja da região, resultou em mortos e feridos. Os cristãos não podem contar com a segurança que o governo dá. Sua única arma de proteção é a oração.


Domingo (23), um carro-bomba explodiu próximo a uma igreja na cidade de Bauchi, na Nigéria, matando três pessoas e ferindo 46.

Os cristãos estavam saindo das dependências da igreja depois do primeiro sermão de domingo de manhã, quando viram um carro se dirigindo em alta velocidade em direção à entrada da congregação. No momento seguinte, quando o veículo bateu no portão, a bomba explodiu. Uma mulher e uma criança estão entre os mortos e os policiais que guardavam a entrada estão entre os 46 feridos no ataque.

O cristão Uguru, que estava presente no momento do ataque, disse à Portas Abertas, que "o homem-bomba tinha a igreja como alvo, mas não poderia ter acesso ao prédio da congregação por causa de uma barricada colocada à frente, justamente para a segurança dos irmãos. Ao invés disso, ele detonou a bomba no estacionamento, matando e ferindo quem estava ali".

Mais de vinte das vítimas estão recebendo tratamento no Hospital UniversitárioTafawa Balewa Abubakar, em Bauchi, onde a Portas Abertas teve a oportunidade de visitar. Foi muito difícil encontrar as palavras certas para oferecer a algumas mães cujos filhos sofreram ferimentos graves com a explosão.

O incidente ocorreu apenas uma semana depois de nove crentes serem mortos a tiros por supostos jihadistas islâmicos, a poucos quilômetros de distância da igreja atacada.

O líder Lawi Pokti, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN) em Bauchi, disse: "Os cristãos estão obrigando-os a abandonar o culto ao seu deus? O que os cristãos fizeram para justificar esses ataques?"



4. E AGORA, PENSE NISSO...


"Uma fé pequena leva as almas até o céu, mas uma grande fé traz o céu até as almas"
 
(C. H.  Spurgeon)






Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores