sexta-feira, 13 de abril de 2012

Boletim 09 - 2012


veja nesta edição:

AVANÇO MISSIONÁRIO EM "DORES" - SE

ATIVIDADES EM UM AVANÇO MISSIONÁRIO



1.AVANÇO MISSIONÁRIO EM N. SRA DAS DORES - SE

Iniciamos esta edição do boletim, fazendo o registro do avanço missionário realizado na cidade de Nossa Senhora das Dores, no Estado de Sergipe.

O município de "Dores", como é conhecido, está localizado há 72 Km de Aracaju, a Capital do Estado, e conta com uma população em torno de 24.000 habitantes.



A caravana de Primeira Igreja do Recife aproveitou o feriadão da páscoa e após percorrer cerca de 450 Km, chegamos a "Dores" na sexta-feira, no início da tarde.

Abaixo, reproduzimos a carta que recebemos do missionário Dameão, que além de demonstrar sua gratidão a Deus pelo trabalho que foi realizado naquele final de semana, resume com clareza nossa passagem naquele município na pregação do Evangelho.


Nossa Senhora das Dores – SE, 10 de Abril de 2012.

“E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus” 2Co 8.5

Ao Ministério de Missões da Primeira Igreja do Recife.

Graça e paz.

Mais uma vez queremos expressar nossa gratidão aos irmãos, que, com desprendimento, fizeram parte da caravana missionária aqui na cidade de Dores. Agradecemos também aqueles que não puderam estar presentes, mas que participaram organizando, por meio de suas orações e contribuições. Também agradecemos ao Conselho da Primeira Igreja que tem apoiado e incentivado este ministério, que nas mãos do Senhor, tem abençoado muitas cidades, igrejas e obreiros. Que o Senhor continue a abençoá-los ricamente.

Na tarde da sexta feira, dia em que os penitentes sairiam gemendo e agonizando pelas ruas de Dores, a caravana dos piedosos do Senhor saiu de rua em rua louvando e levando a mensagem Daquele que foi Homem de Dores, que deu sua alma como oferta pelo pecado, para que aquele que n’Ele crê não mais sofra a penalidade do pecado. À noite, enquanto toda a cidade esperava atenciosamente o espetáculo que teria como protagonista o senhor morto e a procissão dos penitentes flagelados, como coadjuvantes, a igreja adorava o Senhor da vida, e pregava a Sua viva e vivificadora Palavra.

No sábado pela manhã retornamos às ruas distribuindo folhetos realizando cultos relâmpagos. À tarde, sem fazermos conta das dificuldades que poderíamos encontrar em vista das programações comuns da data e da própria estrutura das casas, na sua maioria com muros altos e sem campainha, visitamos 40 casas e destas, 3 pediram estudos e 9 abriram suas portas para outras visitas.

Só conheceremos plenamente os resultados deste avanço na glória, mas, já temos visto algumas mudanças ocorrendo. Primeiro, o renovo que a presença dos irmãos trouxe para mim e para minha família. Os irmãos não fazem idéia do bem que nos fez tê-los conosco esses dias. Segundo, o desprendimento, renúncia, alegria demonstrado por cada membro da caravana - uma aplicação prática do que Paulo fala em 2Co 8.5 - levou alguns irmãos refletirem sobre a forma cômoda que têm conduzido suas vidas. Outra. é que pessoa que receberam folhetos que viram a caravana louvando pelas ruas da cidade, mas, que por algum motivo não receberam uma visita da dupla de “avancistas”, já estiveram visitando a igreja. Um senhor que retirou um folheto deixado na sua caixa de correio, ao saber que eu era membro da igreja que tinha deixado o folheto me pediu explicações sobre a Bíblia e abriu as portas da sua casa para nos receber. Deus tem sua maneira própria de agir. Cabe a nós, descansar, confiar e trabalhar.

Temos muito a fazer! Contamos com vossas orações por nós, para que o Senhor nós dê sabedoria, renove nossas forças, na condução da Sua obra.

Mais uma vez agradecemos pelo apoio..


Em Cristo, Senhor nosso,

Miss. Dameão, e família.


2. ATIVIDADES EM UM AVANÇO MISSIONÁRIO


Algumas pessoas que tem acompanhado as notícias dos avanços missionários que temos realizado seja através dos boletins e dos relatórios publicados, ou pelas fotografias colocadas no mural do Ministério de Missões da PIPR, têm tido a curiosidade de saber em detalhes o que ocorre em um avanço missionário, quais atividades são realizadas e como são feitas. Ou seja, na prática, o que é feito em um avanço para que os objetivos, que estatisticamente são representados pela quantidade de casas visitadas, pedidos de novas visitas e de discipulados através do curso bíblico oferecidos, possam ser alcançados.

Daí, estamos publicando a seguir, um roteiro do que ocorre durante um avanço missionário, ressaltando que, para que isto aconteça, existe uma etapa de planejamento, que envolve estudos específicos que nos levam à decisão de realizarmos o evento. Mas sobre esta fase, do planejamento, publicaremos em outra oportunidade.

Saímos de Recife, geralmente entre 5 e 6 horas da manhã, e dependendo da localização, chegamos entre o início e o final da tarde. Nos dirigimos inicialmente à congregação ou à casa pastoral e em seguida deixamos nossa bagagem na pousada ou alojamento.

Antes de cada etapa dos trabalhos é realizada uma devocional, quando oramos pelo trabalho a ser feito, pelos obreiros, pela cidade e seus habitantes, por ousadia na entrega da Palavra, pela recepção da Palavra, para que caia em boa terra. Ainda neste momento, são passadas as instruções gerais para os avancistas, relembrando os pontos chaves das atividades a serem feitas.

Panfletagem nas ruas:

Iniciamos percorrendo as ruas onde faremos a evangelização de porta em porta, cantando e distribuindo folhetos. Quanto mais instrumentos e volume dos cânticos melhor. O grupo deve estar junto. Não deve haver dispersão. Isto faz com que as pessoas saiam para os terraços, portas, portões e janelas para ver o que está acontecendo. A vinda dos moradores para observar o movimento facilita a entrega dos folhetos. Normalmente o grupo sai caracterizado com bonés e camisetas amarelas do Ministério de Missões. Aproveitamos para convidar para o culto à noite na igreja, dando pontos de referência (normalmente as pessoas não conhecem as ruas pelo nome). Convidamos também as crianças para ouvir histórias da bíblia no período da tarde, entregando um gibi com a história de Davi em quadrinhos.

Não usamos som em veículo pois parece carro de anúncio que a população já está acostumada a ouvir. temos um megafone portátil. Quando verificamos algum algomerado de pessoas, em bares, paradas de moto-taxi, mercados públicos, fazemos uma breve pregação relâmpago, de dois ou três minutos, seguida de convite para os trabalhos.
Devem ser preparados folhetos com o carimbo com o nome e endereço da igreja e horário dos cultos.

Evangelismo de porta em porta:

Aqui utilizamos a recomendação de Jesus de evangelizar de dois em dois, de porta em porta (Lc. 10:1). Tentamos compor todas as duplas com um homem e uma mulher o que facilita o acesso às casas. Se só houver mulher em uma casa, esta dificilmente abrirá as portas para que dois homens entrem. No caso de só haver homens na casa, seria difícil para duas mulheres entrarem e ficarem à vontade. Há, ainda, em ambos os casos, a aparência do mal que deve ser evitada a todo custo. Outra estratégia é colocar sempre uma pessoa que já tenha participado de outros Avanço com outra que nunca participou. Um mais experiente com um neófito, etc.

Cada dupla sai munida de uma pasta com o mapa das ruas onde executará as visitas, folhetos, convites para os cultos com o nome e endereço da igreja, nome do obreiro e horário dos cultos, formulário para registro das casas visitadas, das solicitações de cursos bíblicos e das visitas do obreiro.

Na visita é efetuada uma breve apresentação do plano de salvação, ofertado um curso bíblico a ser entregue pelo obreiro e questionado se o ouvinte gostaria de receber a visita do obreiro e de sua espôsa (é importante este detalhe para quebrar resistências) para uma melhor explanação da bíblia e esclarecimentos de alguma dúvida ou curiosidade acerca das escrituras que o ouvinte tenha.

Ao final das visitas, no retorno ao templo, são recolhidas as fichas e efetuado um balanço das atividades.

Cultos noturnos:

São realizados cultos todos as noites dos dias dos Avanços, com cânticos, leitura da bíblia, pregação (quase sempre sobre o plano de salvação). Quando há muitas crianças são realizados cultos específicos com elas, paralelas ao culto no templo, com histórias bíblicas, cânticos, distribuição de lanche e atividades lúdicas baseadas nas escrituras.

Trabalhos especiais:

São realizados trabalhos especiais com as crianças, após os convites efetuados durante a panfletagem, com contação de histórias bíblicas, cânticos, distribuição de lanche e atividades lúdicas baseadas nas escrituras. Dependendo do local do trabalho podem ser oferecidos trabalhos específicos para mulheres.

Curso Bíblico:

O curso é ministrado pelo obreiro, àquelas pessoas que manifestaram interesse quando da visita, e é composto por quatro lições baseadas no Evangelho de João. Na primeira visita é fornecido ao aluno um exemplar do livro de João juntamente com a primeira lição.

Outro aspecto importante é a logística do Avanço. Tudo deve ser preparado com antecedência para evitar atropelos. Mas esta etapa será relatada em outro boletim missionário. Quem sabe, no próximo. Fiquem "ligados".

Presbítero Dário Gueiros.


3. INTERCESSÃO:

Sete igrejas subterrâneas são descobertas na Coréia do Norte:

Desde a morte inesperada do líder norte-coreano Kim Jong-ll em 17 de dezembro, que deu o poder do país a seu filho Kim Jong-Un, a Igreja subterrânea da Coréia do Norte tem visto e enfrentado uma crescente perseguição.

No dia 15 de abril de 2012 será comemorado o centenário do nascimento de Kim II Sung, presidente eterno – como é chamado por seu povo da Coréia do Norte. Nessa mesma data, terá início a campanha de 30 dias de oração em favor desse país. Não fique de fora desse período especial de intercessão por nossos irmãos que vivem no país mais opressivo do mundo ao cristianismo.

(Extraído da Revista Portas Abertas) http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/01/1357456/


4. E AGORA, PENSE NISSO...



"Não precisamos de provas quando a verdade vem de Deus." (autor desconhecido)








Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br


Site: http://www.primeiraigreja.org.br/

Contribuições, críticas e sugestões serão bem recebidas pela editoração através de
fernando_angelo@yahoo.com.br ou
gessiva@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores