quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Boletim 041 - ano 2

Edição Especial com o tema:


CRISTÃOS PERSEGUIDOS


Segundo definição encontrada na Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, perseguição aos cristãos é o nome dado aos maus tratos físicos ou psicológicos, incluindo agressões e mortes sofridas por cristãos por causa da sua fé na pregação de Jesus. Estas perseguições foram levadas a cabo na antiguidade não somente pelos judeus, de cuja religião o Cristianismo era visto como uma ramificação, mas também pelos imperadores do Império Romano, que controlava grande parte das terras onde o Cristianismo primitivo se distribuiu, e onde era considerado uma seita. Tal perseguição pelos imperadores teve fim com a legalização da religião cristã por Constantino I, no início do século IV.


Devido à nossa liberdade religiosa, o que é uma característica quase que unânime nos países que formam o bloco ocidental do planeta, quando falamos em cristãos perseguidos, temos quase sempre a idéia de tratar-se de um pequeno e inexpressível grupo de pessoas que professam a fé em Jesus, e que na sua maioria são líderes religiosos, missionários e outras pessoas com funções eclesiásticas. O que tentaremos mostrar neste pequeno espaço informativo, é que o tema “cristãos perseguidos” é algo muito maior do que se imagina, e que não se trata apenas de um ou outro episódio isolado e que não traz prejuízos à expansão do Reino de Deus.

Para grande parte dos cidadãos do mundo ocidental, cristãos ou não, o tema “perseguição religiosa” pode soar estranho. Uma das explicações talvez seja o fato de que a maioria dos países deste lado do globo vive em plena democracia e por isso, em geral, as pessoas estão acostumadas a ter seus direitos garantidos por lei. No entanto, essa idéia de que a liberdade e o acesso a direitos fundamentais estão consolidados para a maior parte da população mundial neste século 21 tem se mostrado uma ilusão.

Os países que apresentam elevados índices de restrições à religião não são maioria – 64, no total –, porém abrigam a maior parte da população mundial.


Países como China, Índia, Irã, Iraque, Afeganistão, entre outros, costumam ocupar as manchetes por diferentes motivos, mas raramente são vinculados pela mídia secular à perseguição, muitas vezes implacável, que impõem aos adeptos da fé cristã. Admitir e conhecer a realidade da perseguição é o primeiro passo para que a Igreja se posicione ao lado daqueles membros do Corpo que sofrem por seguir a Cristo e para que passe a agir em favor deles.


Perseguição x liberdade religiosa


Duas fontes atuais nos ajudam a definir o que é a perseguição religiosa: As Convenções da ONU (Organização das Nações Unidas), e a própria Bíblia Sagrada.

De acordo com o Artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

Vejamos como a perseguição é registrada nas Escrituras Sagradas:

A Bíblia nos apresenta pelo menos 5 fontes ou agentes da perseguição aos cristãos:


Pelos Governantes (Atos 12.2); Pelos Sacerdotes (Mateus 26.3,4; Atos 2.36; João 18.31; Atos 7.54-59); Pelos Mercadores/Comerciantes (Atos 16 e 19); Pelos Agitadores (Atos 17) e pela Família (Mateus 10.35,36)


Em sua carta ao pastor Timóteo, o Apóstolo Paulo faz o seguinte registro: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3.12).



A Missão Portas Abertas ou "Open Doors" é uma ONG internacional que atua em cerca de 50 países onde existe algum tipo de proibição, condenação, execução ou ameaça à vida das pessoas ou à sua liberdade de crer e cultuar Jesus Cristo. O material utilizado neste artigo foram extraídos do site da organização (http://www.portasabertas.org.br/) que tem como missão fortalecer e preparar o Corpo de Cristo que enfrenta ou vive sob restrição e perseguição em razão de sua fé em Jesus Cristo, e encorajar os crentes a perseverarem na fé, por meio de seu engajamento no serviço à Igreja Perseguida.


“No Brasil, nossa missão é divulgar essa dura realidade vivida por cristãos, ao redor do mundo, que são perseguidos por causa de Jesus, encorajando os brasileiros a orar, contribuir e se mobilizar no serviço e socorro à Igreja Perseguida. Como os cidadãos brasileiros têm liberdade para praticar qualquer religião, não existem projetos de campo da Portas Abertas por aqui. Nosso escritório, com sede em São Paulo, existe para conscientizar e mobilizar os cristãos brasileiros a socorrerem os cristãos perseguidos de outros países, por meio de oração e contribuições financeiras”.





A Portas Abertas desenvolveu a Classificação de países por perseguição com base em suas experiências de campo, pois precisava de algum padrão para comparar a situação da Igreja cristã em vários países. Por exemplo: como comparar a perseguição na China com a da Arábia Saudita? Esse padrão precisava ser o mais objetivo possível. E a Classificação tornou possível distinguir situações e delinear prioridades para ações e projetos. Esse é o valor fundamental do levantamento: uma forma de determinar onde a necessidade é mais urgente.








Cristãos feridos em ataque no Vietnã têm cuidados médicos negados

O ataque feito contra os líderes da Igreja Batista Ágape (ABC) durante um culto realizado na aldeia de Lai Tao deixou a evangelista Nguyen Thi Lan com sua pélvis quebrada em dois lugares e com lesões nos órgãos internos de acordo com os médicos, que também recomendaram uma cirurgia de emergência.


No entanto, quando foram aos hospitais anteriores, os médicos que a atenderam disseram que ela e outros dois cristãos que também estavam gravemente feridos estavam bem e os despediu, pois não precisam de cuidados médicos.

Tensões continuam em alta no Cairo


A violência se fez presente no distrito de Shubra, no Cairo, no dia 17 de novembro, quando uma pequena quantidade de cristãos que marchavam nas ruas foram atacados quando estavam terminando os 40 dias de luto pelas vítimas dos ataques em Maspero em 9 de outubro.


O grupo de cristãos coptas foi atacado com pedras, pedaços de madeiras e estilhaços de vidro que estavam quebrados em um dos prédios pelo qual os manifestantes passaram nas ruas.



Foram noticiados que os ataques foram feitos por islâmicos ultraconservadores que foram instigados por um membro do parlamento egípcio. O candidato prometeu que se fosse eleito, tornaria o distrito de Shubra um distrito islâmico.

Evangelista é morto a tiros no Paquistão


Um evangelista foi morto a tiros na quarta-feira por um atirador não-identificado no qual sua família acredita ser um membro de um grupo radical muçulmano que tem como principal alvo os cristãos.


Zahid Jameel, 25 anos, disse ao Compass que seu pai, Jameel Saawan, e um ajudante estavam abrindo as portas da sua loja de comésticos na área de Gulshan-e-Iqbal, no centro comercial de Karachi, Paquistão, na manhã de quarta-feira, quando um jovem apareceu e disparou contra seu pai.


O assassino fugiu em uma motocicleta na qual duas pessoas estavam esperando e vigiando o que estava acontecendo, disse Zahid. “Acreditamos que meu pai foi morto por causa da pregação da Bíblia, porque não existe outra razão”, disse ele.

Cristãos sofrem com ataques na Nigéria



Em um ataque realizado no estado de Yobe, no norte da Nigéria, cerca de 150 pessoas foram assassinadas. Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas e a destruição durante o ataque incluiu cerca de 10 edifícios de igrejas da região.


Mais de 200 pessoas do grupo extremista islâmico Boko Haram que atacaram a capital do Estado de Yobe, em Damaturu, às 5 horas da tarde do dia 4 de novembro e logo, os terroristas haviam bloqueado todas as quatro principais rodovias que levam à cidade.


Os líderes cristãos em Damaturu disseram ao Compass que das 150 vítimas registradas no ataques, mais de 130 eram cristãos. Quando os extremistas muçulmanos chegaram a cidade, qualquer cristão que não conseguisse recitar o credo islâmico era baleado imediatamente e morto instantaneamente.


“Quando os extremistas no atacaram aqui no dia 4 de novembro, foi como o fim de tudo para os cristãos. Nossas casas foram alvejadas indiscriminadamente. Eu e minha família nos trancamos em casa”, disse Rev. Idris Garba, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN) no estado de Yobe.


Encoraje a esposa de um cristão preso


Contra tudo o que se esperava, um tribunal na Etiópia estendeu a sentença de um ano de Selamu Bebeje para dois anos de prisão. Em novembro, Selamu (cerca de 40 anos), foi condenado por ultrapassar os limites do terreno da Igreja Ortodoxa Etíope (EOC), de insultar a fé dos membros da EOC e de derrubar três árvores sem autorização. Quando Selamu afirmou que iria apelar da sentença, seus adversários disseram que iriam pedir um aumento da pena. Na última audiência, os advogados de acusação foram bem sucedidos e mais um ano foi acrescentado à sentença de Selamu.


Essa notícia foi devastadora para sua esposa, Tutu Haile, que tem cuidado sozinha de seus oito filhos desde que Selamu foi preso.

Encoraje o irmão Tohar Haydarov, condenado a 10 anos


Em janeiro de 2010, Tohar Haydarov foi preso e em março foi condenado a10 anos de prisão por posse e fabricação de drogas. Em abril, o Tribunal Regional rejeitou recurso de Tohar.


Ele é de Gulistan, na região Sirdaria, Uzbequistão, e pertence à igreja Batista não registrada e tem 27 anos. Cristãos, colegas e vizinhos insistem que ele é um homem bom e inocente.


Uma campanha de cartas foi iniciado para Tohar, transferido recentemente para um campo de trabalho em Qarshia, a 400 km de sua cidade natal.




A oração realiza grandes coisas - um testemunho do poder da oração
(21 abr 2011, Oriente Médio)


“A oração realiza grandes coisas. Algumas vezes, quando oramos, não enxergamos o resultado de nossa oração. Outras vezes, você vai ouvir que a reunião de oração da qual participou foi diretamente usada pelo Senhor, e que um dos nossos irmãos foi abençoado no exato momento em que você intercedeu por ele”, afirma Michael, um dos colaboradores do Oriente Médio.


Ele continua: “Nadia, por exemplo, passou alguns meses na prisão apenas por ser cristã. Um de nossos colaboradores se encontrou com ela e Nadia contou sua história. Em uma ocasião, ela disse para os oficiais da prisão que não daria nenhuma informação sobre as pessoas que ela conhecia ou sobre seu marido; apenas falaria sobre si mesma. Isso fez com que ela ficasse em uma solitária por 4 dias. Essa cela mede 2m x 3m. “Fazia muito frio lá”, ela conta. “E não havia banheiro, nem nada disso. Em certo momento, estava com muito frio e a experiência foi muito difícil. De repente, senti uma brisa quente soprando em meu rosto; tão quente que quando respirei fundo e o ar entrou em meus pulmões, comecei a tossir”.



Ela não tinha ideia de onde aquele calor vinha e, ao mesmo tempo, estava muito feliz. Essa sensação de alegria a invadiu de tal forma que Nadia começou a dançar na cela. Ela estava confusa. Ela se perguntava como conseguia sentir calor em um lugar frio como aquele? “Então, eu ouvi uma voz”, ela enfatiza que não era uma voz interna, e sim audível, “como se alguém dentro da cela estivesse dizendo: ‘Isso é porque pessoas estão orando por você. Esse é o espírito de alegria que está sobre você’”.


Tempos depois, quando foi solta, Nadia compartilhou sua experiência na cela da prisão com a sua irmã. Quando ela contou quando o fato havia ocorrido, sua irmã disse que era a hora e o dia exatos em que 32 cristãos se encontraram para orar por ela. Dois cristãos foram para outro lugar para representar Nadia e outro cristão que estava preso, enquanto os outros 30 irmãos se reuniram para pedir a Deus que os confortasse e enviasse seu espírito de alegria sobre eles.


Michael encerra o relato dizendo: “O testemunho foi de grande encorajamento para esse grupo de oração, e para todos os outros que dobram os seus joelhos para orar por cristãos em situação semelhante”.


E AGORA, PENSE NISSO:



Ao chegar a um país, a Portas Abertas procura os cristãos locais e lhes pergunta como pode ajudá-los. Em 95% dos casos, esses cristãos pedem oração.







Se quiser saber mais detalhes sobre a perseguição nos dias de hoje, leia o livro A fé que persevera – Guia essencial sobre a perseguição à Igreja, de Ronald Boyd-MacMillan, publicado pela Portas Abertas.














Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br









Site: http://www.primeiraigreja.org.br/

Contribuições, críticas e sugestões serão bem recebidas pela editoração através de
fernando_angelo@yahoo.com.br ou gessiva@oi.com.br

Um comentário:

  1. Ao dono do blog, que se auto denomina cristão, sobre essa matéria do seu blog, me explique uma coisa:

    Queria saber porque vocês sofrem tanta perseguição e intolerância por parte dos muçulmanos, dos norte coreanos, dos chineses, e nunca aprendem a serem tolerantes com outras crenças como BUDISMO, KARDECISMO,UMBANDA, CRENÇAS EM UFOS, e até mesmo com os ATEUS(No caso não sou)? É bom né, perseguir e ridicularizar aqueles que pensam diferentes de vocês, agora quando vocês é que são perseguidos, ai na hora sabem se fazer de vítima.

    ResponderExcluir

Seguidores