quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Edição Especial

Uma Missionária de 133 anos

Nesta edição especial do Boletim Missionário de Primeira, queremos render graças a Deus pelo aniversário de 133 anos de uma missionária centenária, mas com espírito e saúde de uma jovem debutante quando o assunto é cumprir com o IDE no anúncio do Evangelho de Cristo.

Estamos falando da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, que nasceu, pela graça de Deus, como fruto do amor pelas almas carentes de salvação e continua com este ardor de proclamar as boas novas de salvação aonde o Senhor a levar.

Amanhã, dia 11 de agosto de 2011 a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife estará comemorando seus 133 anos de organização. Essa jornada teve início no dia 11 de agosto de 1878. Desde então, o Senhor vem usando essa valorosa igreja como mãe de outras tantas que surgiram ao longo desses 133 anos de existência abençoada.

A primeira igreja presbiteriana foi organizada cinco anos e meio depois da chegada do missionário norte americano a capital pernambucana no nordeste brasileiro. Passaram-se 138 anos desde que o Rev. John Rockwell Smith aportou na cidade do Recife em 31 de janeiro de 1873.

Nesta data significativa agradecemos a Deus por sua infinita misericórdia em usar sua igreja em seus eternos propósitos. Relembramos, com gratidão, dos pastores que foram usados por Deus para a edificação da PIPR. Somos gratos a Deus pela vida do Rev. John Rockwell Smith, missionário fundador, organizador e primeiro pastor efetivo da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Ele trouxe a luz do evangelho para a nossa região. Durante cinco anos e meio estabeleceu as bases para a organização da Primeira Igreja. Após tê-la organizado, ele a pastoreou por mais 14 anos (1878-1892).

Agradecemos pela breve passagem do missionário Dr. George William Butler. Ele foi o segundo pastor efetivo da PIPR. Ele ficou a frente de nossa igreja por apenas um ano (1893). Saiu atendendo o desafio de plantar igrejas no agreste de Pernambuco. Fez de Garanhuns um pólo de evangelização para a região do agreste pernambucano. Garanhuns ficou conhecida como a Antioquia pernambucana.

O Rev. Juventino Marinho foi o terceiro pastor da PIPR. Ele pastoreou a PIPR por 16 anos (1894-1909). Juventino Marinho aceitou a fé reformada ainda menino em Goiana-PE, pelo trabalho do Rev. Rockwell Smith. Mais tarde foi ordenado ao ministério da Palavra (1889), tornando-se um baluarte na implantação do protestantismo na região. O quarto pastor da PIPR foi o Rev. Raimundo Bezerra de Lima. Ele só ficou por um ano (1910) como pastor de nossa igreja.

O quinto pastor de nossa igreja foi o Rev. Antonio Almeida. Ele desenvolveu um ministério profícuo durante vinte anos (1911-1930). Houve uma interrupção de dois anos (1920-1921) por motivo de estudos nos Estados Unidos. Após sua saída o Rev. Jerônimo Gueiros assumiu por um ano o pastorado efetivo da PIPR (1931) tornando-se o seu sexto pastor efetivo.

O sétimo pastor de nossa igreja foi o Rev. Israel Furtado Gueiros, sobrinho do Rev. Jerônimo Gueiros. O Rev. Israel Gueiros pastoreou a PIPR durante longos 24 anos (1932-1956) até a divisão ocorrida na IPB, que afetou em cheio a Primeira Igreja do Recife. Problemas teológicos no Seminário do Norte (modernismo) geraram fortes conflitos no meio presbiteriano que o levaram a sofrer um processo disciplinar no Presbitério de Pernambuco. O Rev. Israel Gueiros inconformado com o desfecho da situação saiu da IPB. Mais de dois terços dos membros da Igreja o acompanharam formando a Igreja Presbiteriana (Fundamentalista) do Recife, hoje de volta a IPB.

Após a cisão ocorrida em 1956, os membros que ficaram deram suas vidas e esforços para reconstruir a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Alguns pastores foram fundamentais na reconstrução da PIPR. Dentre esses pastores, destacamos o Rev. Abelardo Paes Barreto, primeiro pastor após a cisão e oitavo em sua história. Na época, como presidente do Presbitério de Pernambuco, ele assumiu o pastorado efetivo após a traumática divisão. Foram dois anos e meio de pastoreio (meados de 1956 ao final de 1958). Nesse período, ele animou os irmãos e deu estabilidade a igreja.

O nono pastor da PIPR, nessa nova fase, foi o saudoso Rev. Benedito Carvalho de Matos. Certamente, foi no longo e estável ministério do Rev. Benedito Matos (1959-1986) que a PIPR foi fortalecida e solidificada novamente. Por vinte e oito anos o Rev. Benedito Matos pastoreou a PIPR com dedicação, paciência e tranqüilidade. Sua característica conciliadora deu a igreja uma boa estabilidade. Não foi por acaso que o Rev. Benedito Matos foi homenageado com o título de Pastor Emérito da PIPR.

Após a jubilação do Rev. Benedito Matos, o décimo pastor que atuou no pastorado efetivo da igreja foi o Rev. Augustus Nicodemus Gomes Lopes. Na época, um jovem e competente pregador, recém chegado de seu mestrado na África do Sul. Ele pastoreou a nossa igreja por quatro anos (1987-1990) dando-lhe um novo impulso e crescimento. Deixou o pastorado da PIPR para dedicar-se aos estudos de doutorado nos Estados Unidos e Holanda. Durante o ano de 1991, com a vacância no pastorado, os presbíteros da PIPR assumiram o comando da igreja com a ajuda do Rev. Benedito Matos dando os atos pastorais até a vinda de um novo pastor efetivo.

O décimo primeiro pastor a cuidar do rebanho da PIPR foi o Rev. Lutero Teixeira da Rocha. Ele pastoreou a PIPR por dez anos (1992-2001). Foi um pregador competente e um pastor amoroso com o rebanho. Por essa razão o Rev. Lutero é muito querido e lembrado com carinho por todos. Após isso, o Rev. Augustus Nicodemus teve uma curta passagem de dois anos no pastorado da PIPR (2002-2003), tornando-se assim o único ministro que pastoreou a PIPR por duas vezes. Ainda nesse período a PIPR passou por um instante confuso, e após a saída do Rev. Augustus, nossa igreja passou por momentos de indefinições.

Durante o ano de 2004 a igreja ficou sob os cuidados do Rev. Robério Basílio, que na época era pastor auxiliar. Ele assumiu interinamente o pastorado efetivo da Igreja até que ela estivesse pronta para a eleição de um novo pastor. Ele se tornou o décimo segundo pastor da PIPR.

Em 2005 aconteceu a eleição do Rev. Jader Borges Filho para o pastorado efetivo da PIPR. Ele foi o décimo terceiro pastor de nossa igreja. Seu pastorado foi curto, apenas três anos (2005-2007). Com sua saída a igreja passou o ano de 2008 sem pastor efetivo. Nesse período o Conselho da PIPR assumiu o comando da igreja auxiliado pelos pastores auxiliares, Rev. Edmilson Assis Marinho e Rev. Josimar Gonzaga.

Em 2009, após regressar ao Brasil dos estudos de doutorado nos Estados Unidos, o Rev. Cláudio Henrique Albuquerque, atual pastor de nossa igreja, assumiu o pastorado da PIPR, tornando-se o décimo quarto pastor efetivo de sua história. O Rev. Cláudio Albuquerque já havia feito parte do corpo de pastores da PIPR em duas ocasiões: primeiro como pastor auxiliar (1988-1991) na época do Rev. Augustus Nicodemus. Depois, como colaborador (2002-2003) enquanto ensinava no SPN e dedicava-se aos estudos de mestrado no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Hoje, a PIPR conta, além do Pr. Cláudio, com o auxílio dos pastores auxiliares Rev. Moisés Barbosa, Rev. Fúlvio Leite, e como colaborador, o Rev. Nisan Baía.

Neste momento tão significativo, 133 anos de caminhada, a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife vem agradecer a Deus pela vida desses ministros que se deram pelo trabalho do Senhor e de sua Igreja. Nossa oração é que o Senhor da Igreja continue derramando suas ricas bênçãos sobre esses valorosos servos do Deus altíssimo. E que Ele nos conceda a Graça de continuarmos sendo uma igreja em suas mãos para fazer conhecido e engrandecido o Seu Nome entre os povos.
Ao Deus Triuno, toda glória pelos séculos dos séculos!
Rev. Cláudio Henrique Albuquerque

Galeria dos pastores efetivos da PIPR


Equipe Pastoral atual:

Efetivo – Pr. Cláudio Henrique Albuquerque
Auxiliar – Rev. Moisés Barbosa Oliveira
Colaborador – Rev. Nisan Baía da Rocha
Evangelista: Rev. Fúlvio Anderson Leite
Emérito – Rev. Benedito Matos (In Memorian)


Veja na imagem abaixo, a rede de parcerias da Primeira igreja através do Ministério de Missões


“Até aqui nos ajudou o Senhor. Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as cousas.”

Rua das Creoulas, nº 120 – Graças – Recife, PE - CEP 52.011-270 PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br Site: www.primeiraigreja.org.br

Contribuições, críticas e sugestões serão bem recebidas pela editoração através de fernando_angelo@yahoo.com.br e/ou gessiva@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores