sábado, 10 de novembro de 2012

Boletim 26 - 2012


Veja nesta edição:

 
Ajuda dos céus

Tecnologia a serviço do Reino




 

1. Ajuda dos céus
 

 

Você já ouviu falar da Missão Asas de Socorro ? Iniciamos nesta edição do Boletim Missionário de Primeira, artigo que traz informações desta Organização não Governamental (ONG) humanitária cristã, que atua em regiões isoladas do país, em cooperação com outras entidades, com propósito de fornecer apoio logístico através de transporte aéreo, programas assistenciais e desenvolvimento comunitário, que muito tem contribuindo com a expansão do Reino, com ações estratégicas e de logísticas na evangelização em áreas e regiões de difícil alcance.

História

Na década de 1950, muitos missionários de várias denominações atuavam nas diversas regiões do Brasil. Missionários de agências americanas como a South American Indian Mission (Missão Sul-Americana), Wycliffe Bible Translators (Associação Internacional de Linguística – SIL Brasil) New Tribes Mission (Missão Novas Tribos), Unevangelized Fields Mission (UFM), Missão Evangélica, União Evangélica Sul Americana (UESA), Missão Evangélica Caiuá e missões denominacionais que já estavam presentes na região Amazônica.

Também no início desta década, a Mission Aviation Fellowship (MAF), fundada por ex-pilotos da Força Aérea Estadunidense, em 1947, atuava no México, Equador e Honduras com o nome de “Alas de Socorro”.

A MAF foi criada com o objetivo de transpor barreiras e alcançar os povos em lugares isolados, utilizando-se a da aviação não mais como uma arma, e sim como uma ferramenta missionária.

Ao saberem que a organização havia chegado à América Latina, os missionários brasileiros, em especial os que atuavam na região Amazônica, fizeram contato com a MAF nos Estados Unidos. Neste contato, pediram assistência para os trabalhos desenvolvidos em aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, pois o acesso terrestre era muito penoso, desgastante e demorado e, em alguns casos, impossível.

A organização atendeu ao pedido do Brasil e Asas de Socorro iniciou sua atuação no país em 1955, com a vinda dos pilotos- mecânicos estadunidenses James Lomheim e Harold Berk e suas famílias.

Depois de um ano estudando a Língua Portuguesa, eles adquiriram um avião Piper PA-22 que havia sido acidentado. A manutenção foi feita no quintal de sua casa e após recuperação total, realizaram, em 1957, os primeiros voos a partir da base de operação em Cuiabá (MT).

Em 1956, chegou ao Brasil o terceiro piloto-mecânico enviado pela MAF. Paul Lewis e família foram para Anápolis (GO) onde fundou a Oficina Aeronáutica Asas de Socorro, a primeira da região Centro-Oeste, homologada em 1968 (CHE 6804-04/DAC). A Escola de Aviação foi criada por Frank Gibbs, também da MAF, em 1972.

Missão

A missão de Asas de Socorro é proclamar o Evangelho e apoiar as ações da Igreja Evangélica e outras organizações, em áreas de difícil acesso, através de ministérios que agregam aviação e atenção integral ao homem.

Visão

Buscar excelência em todas as áreas de atuação, a fim de que o Evangelho atinja as comunidades de difícil acesso.

Estrutura

A sede administrativa está localizada na cidade de Anápolis (GO) e cinco bases de operação estão em cidades estratégicas da região Norte: Manaus (AM), Belém e Santarém (PA), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

Asas de Socorro comporta também as Oficinas Aeronáuticas de Anápolis, fundada em 1958 e homologada em 1968, a de Manaus, homologada em 2010, e a de Boa Vista; assim como a Escola de Aviação, criada em 1972, localizada no aeroporto civil de Anápolis. Criadas para atender às finalidades da Missão, Escola e Oficina prestam atendimento também a estudantes e clientes externos.

A estrutura logística de apoio de Asas de Socorro conta com uma frota de oito aeronaves (mais 2 aeronaves de parceiros, operadas por nós), um barco e duas unidades móveis de saúde.

Nossa equipe é formada por 97 missionários, 36 funcionários e cinco estagiários, cristãos, que dispõem sua formação e conhecimento nas áreas de aviação, saúde, educação, cultura, administração e outras, para servir a organização e serem cooperadores das ações de desenvolvimento e transformação realizadas por Asas de Socorro.



..... continua No próximo boletim



2. Tecnologia a serviço do Reino
 
No seu país é proibido carregar uma Bíblia? Leve-a no celular!



A tecnologia tem se tornado uma grande aliada da obra missionária em vários países do mundo, principalmente na região do Oriente Médio, onde a resistência contra o evangelho mostra-se extrema. Portanto, levar a Palavra de Deus aos povos daquela região sempre foi muito difícil, pois a Bíblia é um livro proibido na maioria dos países muçulmanos.

Atualmente, a facilidade de acesso a informações através de aparelhos com tecnologia moderna tem mudado a forma de fazer missões. Livros e áudios em formatos digitais são facilmente acessados através de aparelhos de celular da nova geração. Assim, conteúdos cristãos estão sendo compartilhados, vídeos, áudios, imagens, e até mesmo a Bíblia em formato digital, têm chegando até as pessoas.

 
A Igreja Perseguida tem se beneficiado da popularização de smartphones em todo o mundo. Ter uma Bíblia no celular é mais seguro e fácil de usar. Com a facilidade de se adquirir cartões de memória é possível ter conteúdo de áudio, vídeo e texto dentro de um único chip. É a tecnologia a serviço do Reino de Deus.

 
 


3. INTERCESSÃO


Cristãos palestinos sofrem e perseveram por amor à fé


O cristianismo é uma realidade cada vez mais residual no território em que Jesus nasceu e viveu. Hoje os cristãos representam pouco mais de 1% da população israelita e palestina.

“Nunca me esquecerei de suas orações por mim e pela minha família. Eu pude senti-las, e elas tocaram meu coração de maneira poderosa. Elas me encheram de força e capacidade para suportar aquele terrível acontecimento. Suas orações por mim são como uma bengala que me ajuda a andar e a manter o equilíbrio aonde quer que eu vá”.

As palavras acima foram ditas por Pauline Ayyad, esposa de Rami Khader Ayyad, ex-diretor da única livraria cristã da Faixa de Gaza (Palestina), sequestrado e assassinado em 2007, após sofrer uma série de ameaças de radicais islâmicos. Um grupo ligado à Al Qaeda, que atuava em Gaza, assumiu a responsabilidade por lançar bombas na livraria e tambem por matar Rami. O casal Ayyad tinha dois filhos; quando Rami foi morto, Pauline estava grávida de 5 meses de uma menina. Hoje Pauline e seus três filhos passam bem, mas sofreram muito e ainda sofrem com a perda de Rami.

A realidade dos cristãos palestinos é muito dura, principalmente para aqueles que vivem na Faixa de Gaza, região governada pelo partido islâmico Hamas. Os cristãos de Gaza sofrem com diversos problemas psicológicos devido à pressão feita pelas forças do governo, além disso, sofrem com o desemprego, com o isolamento da sociedade, com um sentimento latente de insegurança, etc. Muitos, inclusive crianças, estão traumatizados pelas crueldades que aconteceram e ainda acontecem em Gaza.

Em outras áreas da Palestina, como em Belém, a população cristã diminuiu drasticamente nos ultimos 20 anos, de 60 para apenas 10%. Na Cisjordânia, há situações de discriminação e danos de propriedades cristãs. Isso ocorre devido aos constantes ataques e pressões que a comunidade cristã sofre por parte das autoridades locais e do fanatismo religioso. Mesmo assim é possivel notar a presença de cristãos, por exemplo, em Belém, Ramallah, Nablus e outros locais. Em Nablus, no norte da Cisjordânia, restam hoje, aproximadamente, 500 cristãos – há 40 anos eles eram 3.000.

Mesmos sem grande peso político ou econômico, os cristãos asseguram que a sua presença na Palestina nunca irá desaparecer. “Somos poucos, somos pequenos, mas estamos aqui e permaneceremos”, afirma um cristão palestino.
A Portas Abertas também atua, na Palestina, através do Musalaha, um ministério de reconciliação entre jovens israelenses e palestinos. Organizando reuniões esporádicas, seminários e conferências, o Musalaha procura unir, através do amor de Cristo, jovens que foram separados pelo ódio e segregação.

Que possamos orar pela paz em Israel/Palestina, e para que muçulmanos e judeus se rendam ao incomparável amor de Cristo Jesus.

Mais notícias acesse:
 


 

Deus responde às orações !

India, 29 out 2012

 
Na Índia, lei "anticonversão" perde força

Uma lei "anticonversão" sancionada no Estado de Himachal Pradesh, comumente usada por extremistas hindus para impedir que pessoas se convertessem ao cristianismo, foi parcialmente derrubada, após uma contestação legal promovida pelos cristãos.

A Associação Evangélica da Índia alegou que as disposições da Lei Religiosa de Himachal Pradesh, de 2006, são desiguais. Por exemplo, aqueles que querem se converter ao cristianismo são listados em um registro público. Esses dados foram verificados por extremistas hindus, que rastreiam, perseguem e até assassinam novos cristãos. Mas, se outros cidadãos querem se tornar hindus não precisam, divulgar sua escolha.

Agradeça a Deus pela decisão da alta corte do Estado que, considerando tais aspectos da lei, julgou-a inconstitucional. O caso agora vai para o Supremo Tribunal indiano, onde se espera que extremistas hindus exerçam forte pressão para que a ação seja anulada. Ore para que isso não aconteça, e para que os direitos dos novos cristãos na Índia prevaleçam. Interceda pela liberdade de cada servo do Senhor, em meio à perseguição.
 
Louvado seja o Senhor por essa vitória da liberdade religiosa na Índia!







4. E AGORA, PENSE NISSO...


"Não espere por um "chamado". Fazer missões é uma ordem."
(adaptado)




 







Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores