segunda-feira, 7 de maio de 2012

Boletim 12 - 2012

Veja  nesta edição:

Parceiros da PIPR (continuação)

Notícias do campo Barra do Corda-MA

III Encontro de Obreiros da JMN/PIPR




1. PARCEIROS DA PIPR 

Projeto Rumo ao Sertão



O projeto Rumo ao Sertão nasceu com a finalidade de resgatar o compromisso da Igreja, com os irmãos menos assistidos e cumprindo o mandado do Senhor Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16.15).

O Sertão como todo o interior das regiões do Brasil são lugares de grandes dificuldades da penetração do evangelho do Senhor. Nessas regiões os índices de evangélicos são os menores do País ficando entre 1 e 3% e em muitos casos o índice é zero.

Nesta Região, encontramos verdadeiros desafios tais como: idolatria, pobreza, incredulidade, analfabetismo, violência e resistência ao evangelho. Além do mais, são lugares distantes e desprovidos dos serviços essenciais para o povo nas áreas da saúde, educação, segurança, dentre outras.


Foi diante deste cenário, que o Pr. Marcos Severo de Amorim,  passou a orar a Deus por essa região de seu Estado, Rio Grande do Norte. Em 1982 foi nomeado Secretário de Evangelização do Presbitério e sem perder tempo, elaborou primeiramente  um diagnóstico da situação atual da presença da igreja Presbiteriana naquele Estado, o que na época, foi diagnosticado que a IPB se fazia presente em menos de  5% das cidades do Rio Grande do Norte. Em 1987, o Projeto Rumo ao Sertão deu um grande passo, com a organização em igreja, da IGREJA PRESBITERIANA DO ABOLIÇÃO, em Mossoró-RN. Neste ano o então missionário Marcos Severo foi  ordenado ao Sagrado Ministério.


No ano de 1995 o projeto continuou sua expansão,  com a organização de mais duas igrejas na cidade de Mossoró: IGREJA PRESBITERIANA DO PLANALTO e IGREJA PRESBITERIANA DO CARNAUBAL, sendo esta última a atual sede do projeto. Neste mesmo ano foi criada a Junta Missionária Potiguar para cuidar da administração do projeto Rumo ao Sertão que tinha como objetivo  alcançar as demais cidades do Oeste do Rio Grande do Norte. 

continua na próxima edição. . . .


2. NOTÍCIAS DO CAMPO BARRA DO CORDA-MA


Reproduzimos correspondência recebida dos nossos queridos missionários Ubiratan e Marília Gouveia, que desenvolvem trabalho junto aos indígenas em aldeias localizadas no Maranhão.

"Graça e Paz, irmãos amados da PIPR.


Escrevemos com prazer para dar noticias de nosso trabalho na região de Barra do Corda - MA, junto às aldeias indígenas Guajajara, e na cidade, nos bairros de predominância indígena e no Centro de Treinamento (CTBCH).


O trabalho está produzindo frutos e sabemos que Deus é que nos trouxe para esta região.  Iniciamos o nosso trabalho na aldeia Sardinha e fomos bem recebidos pelos irmãos. Eu fui batizado de TÃMUI (avô), no centro de treinamento o nome é PIRÃNTÃ (peixe de casco duro).  A aldeia Sardinha fica a uma hora e meia de viagem. Estamos nos planejando para ir todo último final de semana do mês, e a cada15 dias ir nas quartas-feiras.


No caminho, em direção a Sardinha, nos deparamos com uma aldeia chamada Rio Corda, ali faremos estudos com as crianças e adultos. Este trabalho já está acordado com o Cacique Sheik e será realizado nas quartas-feiras que não formos para a Sardinha.  Já fomos duas vezes à aldeia Rio Corda, dando inicio ao trabalho onde passaremos o filme, Jesus. O cacique convidou até gente da FUNAI e aldeias vizinhas, será uma oportunidade excelente para pregar a Palavra. Na aldeia Patizal, com a cacique Marinalva, estamos nos sentindo em casa. O trabalho está sendo realizado aos sábados. Três jovens tomaram decisão de entregar suas vidas a Jesus. Na aldeia Kitara está sendo feito cultos nos domingos à tarde.Temos uma classe de discipulado, com as crianças, e depois um culto de adoração. Eles têm recebido bem o ensino da Palavra de Deus.


Há um grupo de pessoas que se reúne na casa de dona Lindalva (no INCRA). Esse grupo vem crescendo. Houve três decisões no último sábado. Fazemos discipulado nas terças-feiras e o Pastor Bené dirige um culto aos sábados. No bairro Tamarindo as visitas feitas têm dado frutos. O Pr.Genildo (nativo) tem feito o discipulado com os novos crentes. Estamos procurando um lugar para alugar e iniciar uma Igreja ali. O culto dirigido aos indígenas na Igreja Presbiteriana continua todas as sextas pela manhã.


Orem conosco pelo trabalho na Sardinha. Ore pelos caciques: Dona Marinalva (aldeia Patizal); Sr. Pedro (aldeia Kitara), Sheik (aldeiaRioCorda); pelas reuniões na casa de dona Lindalva no bairro do INCRA;  por nossa saúde para enfrentarmos as estradas que são muito difíceis. Ore para termos condições de comprarmos uma Toyota Bandeirante, atualmente temos usado a do Pr. Bené. Peça a Deus que levante mais missionários para morar nas aldeias. Temos convite para trabalho em uma região com 30 aldeias e precisamos de no mínimo mais 3 casais de missionários. 


Somos gratos pela parceria desta amada Igreja na caminhada. Que nosso Bondoso Deus os sustente em Suas Poderosas Mãos."


"O Deus dos céus é que nos dará bom êxito" Ne 2:20

Ubiratan e Marília Gouveia
umgouveia@gmail.com
caixa postal 10 cep 65.950-000, Barra do Corda, MA.  Cel (99)81293704 (tim)



3. III  ENCONTRO DE OBREIROS - JMN-PIPR

Entre os dias 22 e 25 deste mês de Maio, a PIPR recebe os missionários da Junta de Missões Nacionais, dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, para a realização do III Encontro de Obreiros Plantadores de Igrejas da Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nesta terceira edição, promovida pelo Ministério de Missões da PIPR, as palestras serão ministradas sob o tema: CHAMADOS PARA EVANGELIZAR e contará com a participação dos seguintes preletores: Rev. Lutero Rocha, Rev. Edson Dantas, Rev. Eudes Ferreira, Rev. Maurício Pastick, Rev. Cláudio Henrique Albuquerque, Rev. Iclayber Alves, Rev. Mariano Alves, Rev. Josimar Gonzaga e a Teóloga Ana Maria Fontes.


  
4. INTERCESSÃO

CORÉIA DO NORTE


Segundo a Classificação de países por perseguição, a Coréia do Norte é, pelo 11o ano consecutivo, o país mais difícil de viver como cristão e praticar o cristianismo. Houve relatos de muitos cristãos sendo presos, e de outros definhando em campos de trabalho forçado por não cultuarem o “grande líder”.


Grande parte da população habita no norte do país, próximo à China, onde existem diversas redes de igrejas domésticas. Mais de 10 milhões de norte-coreanos sofrem de desnutrição, sendo que milhares se alimentam apenas de grama e cascas de árvore. Não há outro lugar no mundo em que a perseguição seja tão cruel como na Coréia do Norte. Os cristãos norte-coreanos têm que esconder sua religião, aos pais e não podem compartilhar sua fé com seus filhos até que eles estejam maduros o suficiente para compreender os riscos. 


Na Coréia do Norte, possuir uma Bíblia pode significar a morte ou passar avida em um campo de trabalhos forçados. Apesar de todos os riscos, a Igreja está crescendo. Há cerca de 300 mil cristãos no país. Louve a Deus porque com todas as restrições, a Bíblia tem entrado na Coréia do Norte; Louve a Deus porque mesmo após várias décadas de ditadura comunista, a Igreja Norte-Coreana tem perseverado na fé; Glorifique a Deus pela existência da Igreja na Coréia do Norte; Agradeça a Deus pela perseverança dos cristãos de se reunirem mesmo em caverna; Glorifique a Deus, que é Soberano sobre todas as situações e tem planos grandiosos para o seu povo na Coréia do Norte.´


07 a 14 de maio:  Participe desta corrente de oração pela Coréia do Norte.



5. E AGORA, PENSE NISSO...


“ O mundo está mais preparado para receber a mensagem do Evangelho do que nós de anunciá-la 
(anônimo)






Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br

Site: http://www.primeiraigreja.org.br/

Contribuições, críticas e sugestões serão bem recebidas pela editoração através de
fernando_angelo@yahoo.com.br ou gessiva@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores