segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Boletim 29 - 2012

Veja nesta edição:

Nossa Gratidão

Restrospectiva 2012

1. Nossa Gratidão 


Até aqui nos ajudou o Senhor, por isso estamos felizes.  Nossa boca está cheia de riso e a nossa língua de júbilo, porque grandes coisas fez Ele por intermédio do Ministério de Missões da PIPR em 2012.
A Ele, nossa eterna gratidão.

ANO DE 2012 EM NÚMEROS

Apresentamos  de forma suscinta, relatório do Ministério de Missões - ano 2012, como forma de prestarmos contas a todos os irmãos e parceiros que têm nos ajudado na obra missionária, participando conosco desse privilégio que é o de levar o evangelho em todo lugar, e poder participar da expansão do Reino, para a glória de Deus.


Plantação de Igrejas(01) e Avanços Missionários (09)
Pudemos durante este ano apoiar o trabalho de plantação da igreja de Vicência/PE e das igrejas da Mata Norte de Pernambuco, Nazaré da Mata e Aliança, já implantadas, dentro do projeto da PIPR de abertura de novo campo missionário denominado Projeto Mata Norte.

Foram planejados inicialmente 06 Avanços Missionários, tendo sido realizados 09. Posteriormente planejamos mais dois, infelizmente, por falta de recursos financeiros, não pudemos realizá-los. Nesses avanços, fizemos 394 visitas evangelísticas, distribuímos 12.400 folhetos e envolveram-se 165 pessoas.

Em Vicência-PE o avanço foi para plantação da Igreja, em Upanema-RN foi para inauguração do templo, cujo terreno e construção foram custeados pela PIPR.

Encontros (02) e Curso (01)
Março: II Encontro de Esposas de Líderes, participaram 48 mulheres de vários municípios de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. Foram feitas 10 palestras sobre as Mulheres da Bíblia, realizadas por irmãs da nossa Igreja.

Maio: Aconteceu o III Encontros de Obreiros Plantadores de Igreja da Junta de Missões Nacionais. Houve 33 participantes vindos dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. “Chamados Para Evangelizar” foi o tema abordado em 10 palestras proferidas por pastores. 

Esses encontros tem se tornado cada vez mais importante, possibilitando troca de experiência e comunhão entre os participantes.

AgostoXI Curso Bíblico para Líderes (CBPL), participaram 50 missionários plantadores de Igreja de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. 12 palestras foram realizadas sobre o tema  “Aliança Para Uma Vida Plena II”, com a participação especial do Pr. Augustus Nicodemus Lopes, criador do Curso Bíblico para Líderes em 2002.

Os encontros e cursos foram financiados pela PIPR.

INVESTIMENTOS MISSIONÁRIOS 

Em 2012, financiamos 09 alunos do CPO (Curso de Preparação de Obreiros) no IBN – Instituto Bíblico do Norte. São pessoas que já se encontram nos campos, abrindo Igreja, mas que precisam de melhor capacitação. Entre os 09, 03 já terminaram o curso que tem a duração de 03 anos) e um formando Alcimar Bezerra Cavalcante, será o plantador efetivo da Congregação de Vicência.

Também custeamos os estudos de 05 alunos no IBN, CPI – Curso de Plantação de Igreja, e uma missionária no curso de música sacra que terminou neste mês, além de um seminarista no Seminário Presbiteriano do Norte - SPN.

Adquirimos dois terrenos: Um em Correntes – PE. Para esta cidade já recebemos o orçamento para a construção do templo, que é R$ 55.000,00; outro em Aliança – PE, estando a planta e orçamento sendo providenciados.

Apoiamos também:

- Everton Pita - Espanha - APMT

- Gilberto Botelho - Panamá - APMT

- Ronaldo Lidório - Amazonas – APMT

- Josué Yupanqui – Peru – APMT

- Diogo Inawashiro – Japão - APMT

- Elton e Lourdes – Amazonas – Novas Tribos do Brasil

- Marília Gouveia e Ubiratan - Barra do Corda - MA

- Dameão Marculino – Nossa Senhora das Dores – SE – Plantação de Igreja

- José Cláudio – Portalegre –RN – Plantação de Igreja

- Magali Fonseca – Lagoa do Ouro – PE - Plantação de Igreja – Projeto Novos Campos

- Lamárcio – Correntes – PE - Plantação de Igreja – Projeto Novos Campos

- Clebson e Ladjane – Venturosa – PE – Plantação de Igreja – Projeto Novos Campos

- Arthur Braga – Nazaré da Mata – PE – Plantação de Igreja – Projeto Expansão Presbiteriana da Mata Norte – PE - PIPR/JMN


- Jaidson Marcos – Aliança – PE – Plantação de Igreja – Projeto Presbiteriano Mata Norte de Pernambuco - PIPR/JMN

Destacamos, ainda, o apoio e participação nos Projetos/Instituições:

Junta de Missões Nacionais - JMN
Rumo ao Sertão – Rio Grande do Norte/Ceará
Fonte no Deserto – Pernambuco
Novos Campos – Pernambuco
IBN - Pernambuco

Evangelização com Ação Social

Armarinho Missionário - É impossível contar as peças distribuídas pelo armarinho. Todas as doações são integralmente repassadas. Recebemos e passamos: Refrigerador; fogão, cama, sofá, televisão, roupa de cama, roupa de banho, toalha de mesa, muitas roupas, sapatos, brinquedos, livros/revistas, cd/dvd,  etc.

Nos meses de março, maio e agosto preparamos um armarinho especial no templo da nossa Igreja, com tudo que recebemos, e distribuímos os objetos para participantes dos encontros e cursos. É com muita alegria e gratidão a Deus que os donativos são recebidos.

O armarinho é permanente, servindo também aos seminaristas e famílias que vem se abastecer das doações existentes.

A PIPR tem sido sensível e doado tudo para que sempre tenhamos muito produtos.

O Ministério de Missões pode apoiar o trabalho de evangelização da Igreja Presbiteriana Água Viva, comunidade coreana de São Paulo, em duas oportunidades, janeiro e julho/2012, nas suas missões de evangelização no Parque dos Milagres.

Em 2012, com ajuda da SAF, doamos enxovais completos de bebê.


“Assim, ao Rei Eterno, Imortal, Invisível, Deus Único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.” I Tm. 1:17

Ministério de Missões da PIPR
Dezembro de 2012.






2. R E T R O S P E C T I V A    2012






Pastor Arthur Braga, ordenado ao sagrado ministério



A cerimônia de ordenação aconteceu em nossa PIPR, durante o culto solene da noite do último domingo, 05 de março. O pastor Arthur Braga é o obreiro plantador da congregação em Nazaré da Mata. Essa Igreja se fez presente através de um grupo expressivo de irmãos. Ao Pr. Arthur, um grande abraço de toda a PIPR e do Ministério de Missões. Sobre ele rogamos as bênçãos do nosso Pai.

“Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” I Co 15:58





Mulheres do Caminho




Este é o nome do novo ministério que visa mobilizar cristãs brasileiras a fortalecerem as cristãs perseguidas em todo o mundo, e também aprender com elas.

Desde a década de 1980, a Portas Abertas Internacional percebe a necessidade de um ministério voltado para mulheres. Em 2001, o lançamento do livro Lágrimas e Sorrisos, de Anneke Companjen, com testemunhos de irmãs colhidos nas visitas feitas à Igreja Perseguida, aumentou ainda mais essa necessidade. Por todo o mundo, os corações das mulheres eram tocados. Então, em 2006, foi realizado na Holanda um evento que originou o Ministério Mulheres do Caminho. Atualmente, milhares de irmãs estão envolvidas, ativamente, com as mulheres da Igreja Perseguida.

Frequentemente as esposas e mães da Igreja Perseguida enxugam as lágrimas, escondem o coração contrito e vão à luta pela sobrevivência da família. Elas sabem que, como colunas do lar, precisam ficar de pé.

Nós, irmãos em Cristo, podemos sustentá-las nesse momento com orações e palavras de conforto (cartas). As histórias de vida de algumas delas (resumidas logo abaixo) são enriquecedoras e podem nos ajudar em nossa própria caminhada de fé.

Shiromi, do Siri Lanka

Shiromi Samson, de 31 anos, sofreu um atentado a tiros junto com o marido enquanto voltava para casa, após jantar com amigos. Seu marido, o pastor Neil Samson Edirisinghe, do Siri Lanka, morreu. Ela permaneceu alguns dias na UTI. Hoje Shiromi tem pela frente as seqüelas físicas do atentado e a missão de cuidar do pequeno filho de dois anos, que assistiu ao ataque e entrou em estado de choque.



Para conhecer mais sobre este ministério, acessem: http://www.portasabertas.org.br/envolva/mdc/





Ordenado primeiro pastor presbiteriano na Guiné Bissau




25 de março de 2012. Esta data ficará marcada como um dia especial para a Igreja do Senhor na cidade de GABU, na República da Guiné-Bissau, pois o primeiro pastor guineense, Malan Sanhá foi ordenado ao sagrado ministério pela Igreja Presbiteriana naquela Cidade. Casado com Mariana Monteiro Barbosa Sanhá e pai de dois filhos, Mical e Miqueila, o jovem pastor conheceu a Cristo em 1997, quando começou a leitura da Bíblia, buscando respostas que, segundo ele, não encontrou no Alcorão, no tempo em que vivia sob as amarras do islamismo, principalmente sobre o perdão dos pecados. Foi quando se deparou com I João 1.9 que diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Partindo desse versículo, que muito o incomodara, buscou a companhia de cristãos e foi ai que conheceu os missionários da APMT que lhe explicaram a Bíblia e fizeram o discipulado com ele.

O Pr. Malan foi ordenado presbítero em 29 de março de 2002 e começou a trabalhar como evangelista de tempo integral. Recebeu o preparo e a instrução para sua ordenação através dos missionários. Fez vários cursos como da APEC (Alirança Pró-Evangelização de Crianças); ETED (Escola de Treinamento e Discipulado); o CEIBEL (Curso por Extensão do Instituto Bíblico Eduardo Lane); Cursos de curta duração nas áreas de missões, evangelismo e liderança e leituras de livros sugeridos pelos missionários. Escreveu uma monografia sobre a importância da Palavra de Deus para a salvação dos pecadores e pregou um sermão sobre as evidências da nossa salvação no texto de I Tessalonicenses 1.3-4.


irmão Malan com o Pastor Marcos César

A Igreja Presbiteriana em Gabu, Guiné Bissau, foi registrada oficialmente, no dia 17 de julho de 1997, sob a liderança do rev. José Dilson, missionário pioneiro da APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). Atualmente a Igreja Presbiteriana de Gabu conta com quatro congregações, sendo duas em Bissau, uma em Cerração e outra em Pirada. A Igreja Presbiteriana de Guiné Bissau (IPGB), tem em torno de 100 membros comungantes e outras 20 pessoas estão fazendo classe de catecúmenos.

fonte: http://www.ipb.org.br/portal/noticias/1021-em-guine-bissau-e-ordenado-o-primeiro-pastor-presbiteriano





Intercessão


Igrejas são queimadas em Zanzibar

Uma violenta manifestação, de jovens muçulmanos, resultou no ataque a três igrejas, na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, no último fim de semana, 26/27. Dois templos foram danificados e os jovens entraram em confronto com a polícia.

O problema começou no centro comercial, histórico e turístico, Stone Town, por volta das oito horas do dia 26, depois que a polícia prendeu dois líderes religiosos islâmicos, Faridi Hajj e Musa Juma, um professor do Alcorão, ambos do grupo radical Organização da Propagação Islâmica (UAMSHO), um grupo fundamentalista islâmico.

Ao saber de suas prisões, uma multidão, de 400 de seus seguidores, fez uma manifestação na delegacia, exigindo sua libertação. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersá-los. Isto levou a multidão a um confronto direto com a polícia, até por volta da meia-noite, quando a multidão, ainda revoltada, decidiu incendiar a Igreja Assembléia de Deus na Tanzânia, na região de Kariokor.

O carro do pastor Dickson Kaganga que estava estacionado na frente da igreja, também foi incendiado. Felizmente, o pastor se escondeu e não sofreu nenhum dano. Após tocar fogo na igreja, os jovens manifestantes fugiram. Porém, continuaram com os atos de violência no dia seguinte.




Uma Missionária de 134 anos

Através desta edição  especial do Boletim Missionário de Primeira, queremos render graças a Deus por mais um ano de vida que Ele concede a uma missionária, que apesar dos seus 134 anos, continua  firme e com disposição para anunciar as Boas Novas de Salvação, para a Glória do Senhor.

Estamos falando da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, que no próximo dia 11 comemora seus 134 anos de organização, e, apesar da idade,  mantém vivo  este ardor de pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo,  que é o "poder de Deus para a salvação de todo o que crer".
Acompanhe abaixo, e conheça a bela história desta missionária centenária, que ainda hoje continua produzindo frutos  plantando igrejas e cooperando com o Reino, através das diversas parcerias existentes.

No dia 15 de janeiro de 1873 desembarcou no Recife, após 33 dias de viagem, o missionário John Rockwell Smith, vindo dos Estados Unidos. Ele era um jovem de 27 anos cheio de expectativas de pregar a Palavra de Deus numa região praticamente não alcançada pelo evangelho.

John Rockwell Smith nasceu em Lexington, Kentucky, EUA, em 1846. Graduou-se aos 25 anos pelo Union Theological Seminary, em Richmond, Virginia. Ele era um pastor de forte convicção calvinista como os missionários da igreja do sul dos Estados Unidos (PCUS) que trouxeram a semente da Palavra de Deus para ser semeada no Nordeste brasileiro. Seu desejo em pregar a Palavra ficou evidenciado quando ainda no navio que o trouxera, pregou a toda tripulação e passageiros, inclusive a um grupo de náufragos resgatado de um naufrágio a 60 milhas da costa.

No Recife, o Rev. Smith fixou residência na Rua Imperial, 31, no lº andar. Um mês após sua chegada, Smith escreveu uma carta à Missão dando relatório do seu trabalho: "A boa obra continua. Desde minha última carta, descobri um fato interessante. O trabalho aqui já se iniciara. Algumas semanas depois, uma carta do irmão Lane me informou de um colportor da Sociedade Bíblica Britânica nesta cidade [...]. É um senhor de idade; seu nome é Manoel José da Silva Viana. É um português que viveu no Rio de Janeiro durante quase 20 anos, e é Diácono, ali, na Igreja do Dr. Kalley. O Sr. Viana visitou esta cidade três vezes. A primeira, em 1869, quando ficou seis meses e não alcançou qualquer resultado. A segunda visita durou nove meses e, nessa ocasião, reuniu de 10 a 20 pessoas à sua volta. Voltou agora, pela terceira vez, chegando aqui em novembro último, e trouxe sua família consigo, pretendendo ficar. Reuniu um pequeno grupo de aproximadamente trinta pessoas...".

O catolicismo romano, na época, era a religião oficial no país. Não havia ainda separação entre Igreja e Estado, o que só aconteceria após a Proclamação da República, em 1889, e com a Carta Constitucional de 1891. O jovem pastor Smith foi por muitas vezes vaiado, insultado e ameaçado pelos católicos.

Alguns meses após sua chegada, Smith visitou o Presidente da Província no Palácio do Campo das Princesas. Para a entrevista usou um intérprete, pois não sabia falar ainda o português fluentemente. Obteve autorização para pregar o evangelho, mas, em caráter particular, dentro de uma casa residencial e não em templo. Ele poderia ensinar inglês, vender ou distribuir Bíblias e livros religiosos segundo o regulamento do Conselho de Instrução Pública, observando as leis do Império.

Pregou seu primeiro sermão no dia 10 de agosto de 1873, para um auditório de 10 adultos, três crianças, e também o missionário Boyle, que estava de passagem para o sul do país. O local da reunião foi uma casa situada no bairro de Santo Antônio, nas imediações da Rua Nova. Desde então, Smith passou a pregar nas manhãs dos domingos e fazia visitas durante a semana e aprendia português com um jovem professor. Em setembro, Smith passou a pregar também nas quintas-feiras já com um português melhor e mais compreensível. Escreveu uma longa carta à Missão, dizendo: "Pude pregar todas as manhãs de domingo e também me comprometi, [...] com outro culto nas noites de quinta-feira. Nestes cultos, leio uma passagem da Escritura e faço alguns comentários [...]. Estou lendo a Epístola aos Romanos, agora, com o intuito de chamar a atenção para dois fatos: o do pecado e o da justificação pela fé e pela graça, com suas conseqüências. O número de presentes não tem sido tão bom ultimamente como no início. A freqüência é geralmente 12 ou 13 pessoas, homens na maioria vindos do rebanho do Sr. Viana. A maioria não vem com regularidade. Mas devido ao fato de alguns terem vindo muitas vezes, espero que se tornem ouvintes do Evangelho com disposição; e que sendo visitados em suas casas possam, pela bênção de Deus, ser induzidos a se tornarem freqüentadores do culto. Dr. Kalley, do Rio de Janeiro, esteve na cidade durante o mês que passou. Batizou, no dia 19, 12 pessoas do pequeno rebanho recolhido pelo Sr. Viana.”

O Rev. Smith fez muitos amigos de todas as camadas sociais e pregava em vários pontos da cidade e na Rua do Imperador, 71. As portas ficavam agora abertas. Tornou-se um professor de inglês muito respeitado. Apesar disso, quando estavam reunidos para cultuar, vez e outra, ele e os primeiros convertidos, eram vaiados e insultados pelos católicos. Esses, instigados pelos padres, diziam: "Vamos apedrejá-los!", vamos jogá-los no rio para irem nadando até o Palácio e se queixarem ao Presidente da Província. Esse americano barbudo precisa aprender a respeitar!"

Em 1878, o Rev. Smith e os 12 primeiros convertidos, animados pelos resultados alcançados, resolveram organizar a Igreja. Para isso, fizeram várias reuniões, discutiram muito e buscaram a orientação do Senhor. Um dos convertidos, Belmiro de Araújo César, que em 1887 viria a ser ordenado pastor, dizia sempre: "A Igreja deve ser organizada imediatamente... Adiante irmãos! Deus nos ajudará!". Foi assim, que no dia 11 de Agosto de 1878, a exatos 5 anos após o início dos trabalho, o Rev. Rockwell Smith e seus 12 primeiros convertidos reuniram-se, em assembleia, e organizaram a Igreja Presbiteriana de Pernambuco, na Rua do Imperador nº 71, 1º andar. Naquele importante momento o Rev. Smith declarou: "Meus irmãos, a assembléia aqui reunida acaba de aprovar a fundação, por unanimidade, da IGREJA PRESBITERIANA DE PERNAMBUCO, sob a bênção de Deus, nosso Pai e Criador. Esta data será lembrada através dos anos que virão, pois esta igreja que agora nasce, nesse clima de tensão e de restrições à divulgação da Palavra, tem uma missão a cumprir na história do evangelismo deste país. Olhando para o futuro, vejo que daqui sairão os homens que, pela Graça de Deus, levarão o Evangelho aos confins deste Estado e do País e até a outras partes do mundo! Declaro fundada a IGREJA PRESBITERIANA DE PERNAMBUCO.”

Os membros fundadores presentes àquela assembleia foram os seguintes: Francisco Joaquim Pereira Pinto; Joaquim da Costa Wanderley; José Inácio de Araújo Pereira; Emile Fiaux; Belmiro de Araújo César; João Batista de Lima; Christiano Eugênio Peixoto; José Francisco Primênio da Silva; Amélia Rufino da Silva Pontes; Francisca Alves de Albuquerque; Domerinda Pereira de Araújo e Irinéia Maria dos Prazeres.

Um dos fundadores, Belmiro César tomou a palavra dizendo: "Meus irmãos! Um com Deus é a maioria. E nós somos 13! O Senhor há de nos guiar, de nos proteger, de nos guardar. Proponho que elejamos por aclamação nosso primeiro Pastor, o Rev. JOHN ROCKWELL SMITH, que há cinco anos vem realizando este extraordinário trabalho em nossa cidade". Eleito o pastor, houve também a eleição de dois presbíteros e dois diáconos. Naquela assembleia também foi aprovado um plano de evangelização com abertura de três pontos de pregação, um na Travessa do Príncipe, outro na Rua Imperial e outro em Areias.

Assim, foi oficializada a instalação da Igreja Presbiteriana de Pernambuco que mais tarde seria chamada de Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Ela foi organizada com o desafio de cumprir uma missão, mesmo em meio às adversidades, provações e perseguições. O trabalho do Rev. Smith frutificou, três daqueles primeiros convertidos se tornaram ministros do evangelho (Belmiro de Araújo César, João Batista de Lima e José Francisco Primênio da Silva). Por não haver seminário na época, todo preparo teológico era dado pelo missionário plantador. O Rev. Rockwell Smith ensinou aos candidatos todas as matérias necessárias à formação teológica e pastoral. Aqueles primeiros ministros se mostraram posteriormente com excelente preparo teológico e em cultura geral.

Os pioneiros enfrentaram muitas perseguições como à movida pelo frade capuchinho Frei Celestino, inclusive através da imprensa. Em resposta a um folheto anônimo difamatório, Rockwell Smith escreveu o folheto "Resposta contra Resposta". A imprensa escrita se tornou em uma valiosa ferramenta na defesa da fé e na sua propagação. Através dela aconteceu a conversão de Juventino Marinho, em 1895. Ele era um menino de Goiana, que mais tarde veio a ser ordenado pastor em 1889. O Rev. Juventino Marinho se tornou um baluarte na implantação do protestantismo na região.


O Rev. Rockwell Smith permaneceu no Recife até 1892. Durante esse período, ele organizou cinco igrejas no Nordeste, fundou o Jornal "Salvação de Graça", e organizou o Presbitério de Pernambuco. Casou-se aos 34 anos com uma jovem do Alabama radicada em Santa Bárbara do Oeste, São Paulo. Em 1892, a missão o transferiu para Nova Friburgo-RJ, para dedicar-se à formação de pastores. Dirigiu o Seminário Presbiteriano do Sul, que depois foi transferido para São Paulo e por fim, Campinas. Em sua tarefa de educação teológica, Rockwell Smith, preparou mais de 50 ministros da Palavra. Ele morreu em 1918, em solo brasileiro, terra que Deus preparara para que a semente do evangelho germinasse e produzisse muitos frutos.

São passados todos esses anos desde que o pastor Rockwell Smith iniciou este trabalho (139 anos) e com os doze primeiros membros fundaram esta Igreja e a instalaram na Rua do Imperador, n° 71 (134 anos de organização). Foram anos de lutas pregando o evangelho salvador do Senhor Jesus Cristo. Estamos hoje aqui, pela providência de Deus, porque um dia Ele nos chamou e redimiu, usando os meios que Ele mesmo decretou. O Senhor usou John Rockwell Smith e aquele pequeno grupo de pessoas simples para dizer que Jesus é o único caminho que nos conduz ao Pai.

Que Deus nos conceda a graça de continuarmos essa caminhada expandindo o reino e sendo frutíferos, plantando novas igrejas e fazendo verdadeiros e produtivos discípulos para o nosso amado Senhor. Que Deus derrame sua graça abundantemente sobre a PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DO RECIFE para vivermos e propagarmos este evangelho da graça soberana de Deus, provado pelos nossos antepassados. Obrigado Senhor!

Ao Deus soberano, Senhor da história, seja dada toda honra e glória pelos séculos dos séculos!
                                  
Rev. Cláudio Henrique Albuquerque





IPB no Japão






" A obra missionária não precisa da sua ajuda". Foram com essas palavras que o Rev. Diogo Inawashiro, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil no Japão, nos impactou com a responsabilidade e o privilégio que o Senhor nos dá de sermos não apenas ajudadores, mas parceiros no trabalho de expandir o anúncio do Evangelho de Cristo não só aqui, em "Jerusalém, mas também na Judéia, Samaria e até aos confins da terra".

Em sua mensagem, o pastor Diogo nos explicava que "ajuda, é algo que você faz sem compromisso", apenas no intuíto de agir pontualmente diante de uma necessidade muitas vezes imprevista. O que a obra missionária precisa é de "parceria", pois a parceria leva junto o "compromisso" e estas são marcas da graça de Deus nas nossas vidas, quando temos o privilégio de fazermos parte do Seu projeto, pois toda ação missionária de expansão do Reino de Deus não nasce por vontade humana e nem se realiza por força e capacidade nossa. Mas é Deus quem idealiza, capacita e realiza a sua obra, nos dando oportunidade de participarmos como igreja, na divulgação das maravilhosas novas de salvação.

O pastor Diogo quando apresentava o projeto da IPB no Japão, projeto este que tem o aval e o encaminhamento através da APMT - Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, nos mostrou alguns motivos que ressaltam a urgente necessidade de ação da igreja cristã no Japão:

O primeiro, e aparentemente sem muita relevância, é o fato de o Japão não se encontrar na lista dos 50 países onde o cristianismo sofre perseguição. Falei aparentemente irrelevante, porque, por outro lado, a falta de perseguição ou embate, já demonstra que naquele país, o cristianismo não tem uma presença expressiva e que "incomode" os inimigos da cruz; 

Geograficamente, o Japão se encontra na já conhecida "janela 10 x 40", que abrange os paises menos evangelizados do mundo; 

É no Japão que se concentra a 10a maior população do mundo, com 128 milhões de habitantes, e ainda, onde se encontra a 2a. maior colônia de brasileiros no mundo (cerca de 254 mil );  

O percentual de pessoas que professam a fé cristã é de apenas 0,3% e a religião majoritária é o xintoísmo com 51,2%, seguida do budismo com 38,3% e fechando a estatística com 10,2%, outras religiões e seitas.

O Japão é ainda considerado "o país dos suicidas". São cerca de 32 mil  suicídios por ano, isso quer dizer que a cada hora, 4 pessoas tiram suas próprias vidas. Uma clara e real situação de "falta de esperança".  Foi no Japão, que em 1993, foi escrito e publicado o "Manual Completo do Suicídio",  que na sua primeira publicação, vendeu mais de um milhão de exemplares.


capa do Manual de Suicídio


São por estas e tantas outras realidades que Deus nos fez tomar conhecimento, através do projeto missionário que o Senhor mesmo confiou ao Rev. Diogo e sua família,  que a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, através do seu Ministério de Missões,  firmou parceria com a IPB no Japão,  não só contribuindo com recursos financeiros, mas sobretudo, orando, vivenciando e acompanhando através de contato permanente com nossos irmãos Diogo Inawashiro, sua esposa Bianca e o seminarista Douglas.

Nosso desejo, é que outros parceiros possam se sentir desafiados a assumir compromissos com a obra missionária, que apesar de não depender de nós,  tem sido uma das várias formas de o Senhor revelar a sua tão maravilhosa graça sobre o seu povo. 

Veja através do link abaixo, entrevista do casal missionário apresentada no programa Verdade e Vida.



Para maiores informações sobre a IPB no Japão, acesse:






3. E AGORA, PENSE NISSO...

“Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus”
(Hudson Taylor)








Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores