segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Boletim 08 - 2013

Veja nesta edição:


Agosto de Missões

Agenda da PIPR - Agosto/2013

Países perseguidos - ranking 2013




1. Agosto de Missões



O mês de agosto é comemorado na Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB - o “Mês das Missões”. Esta data foi instituída em homenagem à chegada do missionário, Rev. Ashbel Green Simonton enviado pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos ao Brasil. Ele chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.

No dia 15 de janeiro de 1873, o Rev. John Rockwell Smith desembarcava no Recife com o objetivo de plantar o presbiterianismo no Nordeste brasileiro. Sete meses depois, no dia 10 de agosto de 1873, iniciou-se o trabalho inaugural, com o primeiro culto em português. Cinco anos depois, no dia 11 de agosto de 1878, era organizada a Igreja Presbiteriana de Pernambuco, que mais tarde tomaria definitivamente o nome de Primeira Igreja Presbiteriana do Recife.

 
 
2. Agenda da PIPR Agosto-2013

Na edição especial do Boletim Missionário de Primeira, veiculado ano passado, (ed. 20/2012) com o título "Uma Missionária de 134 anos" rendemos graças a Deus por mais um ano de vida que Ele concedia a uma missionária, que apesar dos seus 134 anos, continuava firme e com disposição para anunciar as Boas Novas de Salvação, para a Glória do Senhor.
 
Este ano, quando completa 135 anos, esta missionária continua com mais vigor, saúde e disposição para cumprir  sua missão, sob o sustento e os cuidados do Senhor.  Estamos falando da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, que no próximo dia 11 comemora seus 135 anos de organização, (140 anos de atividades) e, apesar da idade, mantém vivo este ardor de pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é o "poder de Deus para a salvação de todo o que crer".

Acompanhe e participe da AGENDA desta missionária centenária, que ainda hoje continua produzindo frutos plantando igrejas e cooperando com o Reino, através do envolvimento de todos os membros, Conselho de pastores e sociedades internas.

(click na imagem para ampliar)





 
3. INTERCESSÃO


 
Classificação de Países por Perseguição

Com base em experiências de campo, anualmente, a Missão Portas Abertas publica uma lista com os 50 países mais opressores ao cristianismo. Há três principais objetivos para esse levantamento: fazer dessa classificação um instrumento mais preciso de medição da extensão da perseguição aos cristãos hoje; determinar onde a necessidade é mais urgente e; assim, planejar melhor projetos e ações.

Perseguição é "toda e qualquer hostilidade vivenciada em qualquer lugar do mundo, como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo. Isso inclui atitudes, palavras ou ações hostis contra os cristãos, partindo de fora do cristianismo ou em meio a ele". (Ron Boyd-MacMillan)

Em comparação ao ano anterior, a Classificação de Países por Perseguição, originalmente chamada de World Watch List - WWL, chegou em 2013 com alterações significativas e destaques bastante curiosos; a começar pela maneira com que a listagem foi feita.

A explicação é bastante simples: até 2012, o questionário elaborado pela Portas Abertas, que considerava as áreas onde a perseguição religiosa era mais latente, era composto por perguntas genéricas, rápidas, e não muito aprofundadas. Para a classificação desse ano, o questionário apresentado aos cristãos em campo foi reestruturado e alguns fatores e detalhes foram postos na balança. O relatório passou a considerar dois aspectos da perseguição religiosa: o contexto da perseguição e as diferenças de perseguição de acordo com as comunidades hostilizadas.
 
Por esse motivo, esse ano surgiram importantes mudanças nas dez primeiras posições, com novos países que passam a integrar o quadro dos 50 mais intolerantes à fé cristã. Ao comparar a classificação de 2013 com a de 2012, atente-se aos seguintes destaques:

Países novos entraram na lista: Mali (7ª), Tanzânia (25ª), Quênia (40ª), Uganda(47ª) e o Níger (50ª). 
 
Como já citado, o Mali, na África, que não apareceu em classificações anteriores, já chega ocupando a 7ª colocação. Isso se deu porque, após um golpe militar de Estado em março de 2012, o país vive hoje um momento de tensões e mudanças políticas, o que reflete diretamente na perseguição à Igreja. O norte foi dominado por milícias islâmicas e, portanto, todas as igrejas dessa região foram destruídas e milhares de cristãos tiveram que fugir para o sul ou para países vizinhos. 
 

Há onze anos consecutivos, a Coreia do Norte figura em primeiro lugar no ranking.

(click nas imagens para ampliar)



 
A boa notícia é que a perseguição tende a estar relacionada com o crescimento e o testemunho, e normalmente refina e fortalece a fé dos cristãos, não o oposto. Por isso, em geral, o aumento das pressões contra o cristianismo mostra que a Igreja está crescendo.

Para continuar lendo esta matéria, acesse:
 

4. E AGORA, PENSE NISSO...



"Abençoados são aqueles que não conseguem viver sem falar de Jesus."

(Ronaldo Lidório)






Rua das Creoulas, nº 120–Graças–Recife, PE - CEP 52.011-270
PABX: (81) 3221-1583 – e-mail: pipr@primeiraigreja.org.br

Um comentário:

  1. As it stands, it’s hard to buy rs gold on its promises. When the dev hardware starts making its way into more hands, we’ll get a better understanding of the strengths and weaknesses of the platform.

    ResponderExcluir

Seguidores